Oscar 2016: A Garota Dinamarquesa

a-garota-dinamarquesa-ganha-o-se

Estou fazendo uma maratona do Oscar 2016. Com tantos filmes bons, me animei de reativar o blog e colocar um pouco das minhas impressões dos grandes nomes da Sétima Arte que aparecem na premiação. Para começar, o filme que estava ansiosa desde as primeiras fotos promocionais: ‘A Garota Dinamarquesa’ (The Danish Girl).

Logo que ‘A Garota Dinamarquesa’ inicia, com suas belas cenas de paisagens, é possível perceber a delicadeza e sensibilidade do filme. O diretor Tom Hopper (de ‘O Discurso do Rei’) deveria nos contar a emocionante história de Lili Elbe (Eddie Redmayne), a primeira transexual a passar por uma operação de mudança de sexo, mas o que recebemos é uma linda história de amor, que vai além do gênero ou da sexualidade.

screen-shot-2015-11-26-at-11-01-49-amBaseado no livro de David Ebershoff, a história ocorre na cidade de Copenhagen, na década de 20. Einar (Eddie Redmayne) é um artista de sucesso e pinta paisagens delicadas. Ele é casado com Gerda (Alicia Vikander), que faz retratos e procura sua voz no mundo da arte e em suas próprias pinturas. Certo dia, ela pede ao marido que use roupas femininas para terminar uma obra e os dois começam a se divertir criando um ‘personagem’ chamado Lili, para invadir as entediantes festas da burguesia local.

O personagem, no entanto, era mais real do que Gerda imaginava. Einar começa uma jornada de auto descoberta que aos poucos vai arruinando seu casamento, mas não o amor da esposa. Em algum momento do filme, a ‘Garota Dinamarquesa’ do título deixa de ser Lili e passa a ser Gerda. Apesar da excelente atuação de Eddie Redmayne, é Alicia Vikander que consegue transmitir o conflito interno da transição e como o amor consegue superar todo o medo, angústia e luto pela perda do marido, já que Einar morre aos poucos no decorrer do filme, enquanto Lili ganha vida a cada cena. E resta a nós – e a Gerda – acompanhar essa transição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s