O Acre Existe: Domingo no Cacimbão

cacimbao2

Todo domingo é a mesma coisa: meu snapchat fica cheio de vídeos no Cacimbão da Capoeira. Até parece que nunca saí do Acre e que estou lá, deitada na grama, ouvindo Los Porongas e Descordantes tocar suas músicas autorais enquanto fico vendo uns curtas no telão.

Para quem não conhece, o Cacimbão da Capoeira é uma patrimônio histórico de Rio Branco, tombado em 1927, que fica na região central da cidade. Durante décadas, o cacimbão abasteceu a cidade. O lugar já foi muito perigoso, tinha uma época que até corpos eram desovados no lugar, mas desde sua última revitalização virou uma praça agradável.

Por isso, eu gosto tanto do ‘Domingo no Cacimbão’. O evento é realizado na época de estiagem, a cada duas semanas, sempre aos domingos. Os idealizadores realizam um movimento muito bacana de ocupação do espaço público com música, arte, apresentações de teatro e tribuna livre para quem quiser divulgar seu trabalho ou luta social.

Aqui em Belo Horizonte, os espaço públicos são utilizados o tempo todo. A praça, o viaduto, a rua, as calçadas. Tudo é utilizado por movimentos sociais e culturais. No Acre, ainda não temos esse costume, mas aos poucos as coisas estão mudando.

Por isso, vida longa ao Cacimbão. E podem continuar mandando vídeos no snapchat que eu tô gostando.

cacimbao

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s