#ProjetoCórdoba: Seja uma versão melhor de si mesmo

Captura de Tela 2015-07-07 às 15.14.00

Vocês devem ter reparado que a frequência de posts no blog aumentaram nos últimos dias. O motivo é bem simples, decidi que ele fará parte do meu Projeto Córdoba. Para quem não conhece o blog Pequeno Monstros, o Projeto Córdoba foi desenvolvido pela Debbie e o Felipe para incentivar pessoas a aprenderem coisas novas e alcançar objetivos, não é à toa que o lema do projeto é “seja uma versão melhor de si mesmo”.

A Debbie e o Fê são nômades digitais que trabalham com freelas e vivem em diferentes cidades do mundo. Eles passaram uma temporada em Barcelona e decidiram que vão ficar os próximos dois meses na pequena cidade de Córboda, também na Espanha, para se focarem no trabalho e em projetos pessoais. Foi aí que surgiu a ideia do Projeto Córdoba e eles convidam todos para participar. O Felipe quer aprender a desenvolver um aplicativo, a Debbie a ilustrar. Esses são os projetos pessoais deles. No projeto, você pode escolher qualquer meta pessoal para alcançar. Aprender uma nova língua, desenvolver um projeto de fotografia, escrever um livro, etc.

Bom, eu tenho três objetivos simples.

  • Finalizar o projeto de mestrado

  • Organizar o blog.

  • Ler mais livros e ver um filme por dia

Parecem simples, mas na prática não são. Eu decidi que vou me focar em projetos pessoais, o principal deles é o blog. Quando comecei o ‘Acreando por Aí’, ele era apenas um espaço para escrever sobre os assuntos que me interessavam. Na época eu trabalhava no G1, que era muito legal, mas precisava de algo para extravasar o estresse das matérias factuais. O blog era (e ainda é) meu espaço para falar de música, livros, filmes, feminismo, mundo gay e todas essas coisas que eu gosto de ler e pesquisar.

Desde que cheguei em Belo Horizonte foquei nos estudos para o mestrado e fiquei esperando começar o curso de cinema. Ainda com poucos freelas aparecendo, o blog virou um espaço para treinar a escrita, para não enferrujar. Mas não estava levando a sério, escrevia quando queria e não me importava com layout ou frequência de textos.

Estou desenvolvendo alguns projetos pessoais casam com a ideia do blog, então ele está cada vez mais virando algo importante no meu cotidiano. Por isso organizar o ‘Acreando’ é uma das minhas metas para os próximos dois meses. Primeiro decidi que seria importante criar uma frenquência nos textos, pretendo publicar todos os dias (com exceção do domingo). Também estou pensando em algumas ‘colunas’ pro blog, como “O Acre Existe” que estreou na segunda. O blog deve ganhar uma repaginada no layout em breve.

Além do blog, coloquei o projeto de mestrado e a meta de ler e ver filmes todos os dias. O projeto de mestrado já está pronto desde o ano passado, mas nos próximos 50 dias eu preciso melhorar e organizar os documentos para época de inscrição, no início de agosto. O objetivo é me inscrever ainda na primeira semana (sem deixar nada para última hora dessa vez). Estou estudando desde que cheguei na cidade, mas pretendo focar ainda mais nessa reta final, já que o edital saiu na semana passada.

Também coloquei a meta de ver um filme por dia e ler mais livros. Essas metas podem não parecer ‘trabalho’, mas na verdade são. Como pretendo fazer um curso de cinema, é essencial que eu assista filmes. Quanto a leitura, acho que isso é básico para quem é jornalista, não é? Estava bem relapsa com meus livros, então vou colocar metas. Chega de abandonar livros pela metade, por isso, retomei a leitura do “Eu Sou Malala”.

O projeto Córdoba começou no dia 28 de junho e vai até o dia 18 de agosto, mas ainda dá tempo de participar! Quem quiser, também pode entrar no grupo do facebook que o Felipe e a Debbie criaram. É muito interessante, porque além de compartilharmos os avanços no projeto, eles dão dicas para nos ajudar a alcançar os objetivos estabelecidos.

E vocês, não têm nenhum projeto na gaveta que para colocar em prática? Então vem com a gente e segue essas dicas.

P.S: Todas as imagens foram tiradas do Pequenos Monstros.

PS 2: Leia mais esse texto da Fannie Costa, que também faz parte do projeto.

Anúncios

Uma resposta para “#ProjetoCórdoba: Seja uma versão melhor de si mesmo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s