Projeto Turista

Já faz mais de dois anos que uma amiga me marcou em um post do Facebook no qual um rapaz chamado Yago dizia que precisava de pessoas em todos os estados brasileiros para realizar um projeto de fotografia analógica. Na época eu estava no auge da minha paixão por fotografia e sabia que a possibilidade daquele rapaz de São Paulo conhecer algum acreano era bem remota, então me prontifiquei em ajudar. O resultado: comecei a fazer parte do Projeto Turista.

Funcionava assim, com uma pessoa em cada estado brasileiro, o Yago fez um roteiro por onde a nossa Turista, uma câmera fotografia analógica, iria pelo Correio. Em cada lugar, o representante do estado teria que escolher um ponto turístico da cidade para registrar. Foram muitas horas pelo Correio (com direito a atraso, chuva e até greve), recadinhos. algumas fotos queimadas, retorno para algumas cidade e muito trabalho até conseguirmos finalizar tudo.

Eu escolhi um ponto turístico que adoro em Rio Branco, a beira do Rio Acre. Tirei a foto em cima da passarela Joaquim Macedo, ficando bem em cima do rio, podendo fotografar as duas margens dele. Do lado esquerdo, o Calçadão da Gameleira, que faz parte do centro histórico da cidade. Antigamente era o porto dos barcos e foi onde as famílias sírio-libanesas montaram os primeiros comércios. Do outro lado, o bairro da Base, um bairro antigo da cidade, que sempre alaga na época de cheia, famoso por seus bares flutuantes (em barcos). No meio, a Ponte Metálica, que foi a primeira a ser construída para ligar os dois distritos da cidade. Ao fundo, a bandeira do estado.

Eu gosto da foto, mas acho que se fosse hoje, teria tirado uma fotografia na Gameleira, de preferência com pessoas. Achei que faltou um pouco de vida, movimento e até cor na foto. As casinhas revitalizadas da Gameleira são lindas e coloridas, mas nem aparecem.

O projeto é muito legal, adorei fazer parte dele e foi legal conhecer pessoas talentosas de todo o país. Na página do Facebook você pode ver todas as fotos, sempre com uma descrição bem legal da paisagem registrada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s